Trident Juncture 2015 – Exérc. Italiano e Português

Blindado anfíbio AAV7 do Reggimento Lagunari Serenissima dá cobertura aos seus soldados depois de desembarcados

No passado dia 25 de Outubro de 2015,  o Regimento Lagunari do Exército Italiano e unidades da Brigada Mecanizada ( Grupo de Carros de Combate e Grupo de Artilharia de Campanha) do Exército Português executaram manobras conjuntas de fogos reais no Campo Militar de Santa Margarida.

Reggimento Lagunari Serenissima é uma unidade anfíbia do Exército Italiano com um longo historial, está sediada na zona de Veneza, e uma das suas missões, entre outras, é a defesa da Lagoa Veneziana.  Devido ao seu panorama Geográfico (desde zonas ribeirinhas, praias, até a complexas zonas pantanosas), são uma unidade muito habituada a operações anfíbias. No Trident Juncture estão a operar como um ativo anfíbio em Território Português, no seio da Brigada Multinacional, sob o Comando Canadiano. Além dessa missão, entre as várias tarefas atribuídas, estão a garantir uma passagem segura da Brigada Multinacional através do rio Tejo.

O Trident Juncture foi concebido para permitir às nações empenhadas a oportunidade de operar num ambiente multinacional, e permite também demonstrar a prontidão, agilidade e comprometimento da NATO a situações de crise que envolvam os seus membros.