No dia 13 de Julho, no teatro de operações do KOSOVO, o Batalhão da KTM (KFOR Tactical Reserve Manoeuvre Battalion) realizou, em Camp Slim Lines,o exercício multinacional Hot Dust 161 de modo a testar e treinar o plano KTM MASCAL (Mass Casualty). Uma situação MASCAL pode ser definida como um incidente Médico onde existe um desfasamento excessivo entre a quantidade de vítimas e as capacidades médicas convencionais. Exige-se assim, uma abordagem médica extremamente organizada, onde o conceito de FPOS (First Person On Scene), CCP (Casualty Collection Point) e triagem são essenciais.
- FPOS
- Militar Português simula um ferimento grave na perna.
- Sinais Vitais
- Acesso primário às vítimas
- Descompressão Torácica
Os principais objectivos do exercício foram:
- Desenvolver as capacidades de interoperabilidade entre forças, através da integração de vários elementos da força multinacional, tanto no que toca a meios aéreos como terrestres;
- Alcançar, por parte dos militares e dos elementos de comando da KTM, capacidades de resposta coordenada para uma situação de quebra de segurança e emergência médica complexa;
- Melhorar o processo de Comando e Controle durante uma situação MASCAL;
- Conseguir, através de uma triagem adequada, transformar uma situação caótica numa situação de emergência organizado, onde é possível efectuar tratamentos médicos, e evacuação de vítimas prioritárias.
- US AIRMEDEVAC
- AIRMEDEVAC
- Acesso Intravenoso em pleno ar
- Ventilação do paciente
- Simulação de Evacuação Médica para um Role 3 simulado
O exercício consistiu na simulação de uma explosão de um veículo no portão principal de Camp Slim Lines, do qual resultaram 8 vítimas com diferentes graus de gravidade. Este exercício foi principalmente direcionado para as equipas Médicas Portuguesa e Húngara que constituem a KTM Role 1 (cuidados primários, tratamentos de emergência – inclusive reanimação e estabilização, e preparação para evacuação), bem como todos os socorristas de combate (Combat Life Saver – CLS) do 2º Batalhão de Paraquedistas. Participou também no exercício uma equipe AIRMEDEVAC (US Rotary Wing) do MNBG-E (Multinational Battle Group – East) que executou uma preciosa evacuação de dois pacientes em Prioridade 1, bem como uma equipa médica Húngara sediada em Camp Novo Selo, que recebeu os pacientes helitransportados, simulando um Role 3 Hospital (neste nível de instalações já estariam disponíveis especialidades médicas e de enfermagem, que permitem hospitalizar os pacientes nas unidades de cuidados intensivos e recuperação, até serem transferidos para o role 4 ou voltar ao ativo).
O Hot Dust 161 permitiu a formação e padronização de procedimentos que devem ser empregues numa situação desta natureza. Os principais objectivos foram alcançados e conseguiu-se identificar pormenores que devem ser avaliados, e possivelmente implementados, no plano KTM MASCAL. Exercícios como este são essenciais para manter a prontidão e proficiência dos militares e assim aumentar a flexibilidade operacional diante de situações que são sempre imprevisíveis.
[shareaholic app=’share_buttons’ id=’7620669′]