Comandos – Aprontamento da 5ª FND Republica Centro Africana

Commando Comando Kommando

Decorrente dos compromissos internacionais assumidos por Portugal, o Exército aprontou a 5ª Força Nacional Destacada (FND) para ser empregue na República Centro Africana (RCA). Hoje, dia 8 de Fevereiro de 2019, no Regimento de Comandos, na Serra da Carregueira, decorreu a entrega do estandarte à 5ª Força Nacionao Destacada para a RCA, símbolo da Pátria, que acompanhará os militares durante a sua missão naquele Teatro de Operações.

A 5ª FND é constituída por 180 militares, na sua maioria do Regimento de Comandos, mas incluí militares de outras unidades, como os militares que operam as Viaturas PANDUR II 8×8 da Brigada de Intervenção, e elementos do TACP (Tactical Air Contro Party) da Força Aérea Portuguesa que desempenharão a função de JTAC (Joint Terminal Attack Controller). A Força será empregue a partir de Março como Força de Reação Rápida (Quick Reaction Force – QRF) da MINUSCA (United Nations Multidimensional Integrated Stabilization Mission in the Central African Republic). Esta força ficará aquartelada em Bangui, capital da Republica Centro Afriana (RCA), no aquartelamento Francês com o nome de M´Poko.

Tivemos o enorme prazer de acompanhar mais um aprontamento de uma Força Militar Portuguesa que irá cumprir uma missão no Estrangeiro. É com muito orgulho que acompanhamos e presenciamos o treino destes deste militares, tão importante importante para a missão que irão cumprir. Podemos constatar grande camaradagem, um grande ambiente de entreajuda e troca de conhecimentos, treino rigoroso e dirigido para o género de ameaças que poderão aparecer, e claro, a disciplina exigida a uma força militar que vai representar Portugal numa missão muito importante para as Nações Unidas.

Durante o aprontamento a Força preparou-se ao nível técnico, físico e psicologico, dotando os militares com as competências técnico profissionais necessárias ao cabal desempenho das suas tarefas. Pretendeu-se que a força fosse dotada com os recursos humanos e materiais necessários à sua organização de acordo com as Estruturas Orgânicas de Pessoal e Material Aprovadas, executando o aprontamento administrativo-logístico de forma célere e eficiente de forma a permitir, com os equipamentos adequados à missão, a realização completa do programa de formação e treino das tarefas a realizar no teatro de operações, acautelando a segurança e proteção da força, bem como as relacionadas com a sua sustentação.

Queremos deixar aqui o desejo uma missão cheia de sucesso e glória. A sorte protege os audazes. Até breve…