O Exercício Dragão 16 CPX, foi um exercício da Brigada de Intervenção (PandurMechBde) que decorreu no passado Mês de Abril com o objetivo de treinar a Brigada na condução de operações num ambiente operacional VUCAU (Volatile, Uncertain, Complex, Ambiguous and Urban) com vista à certificação do Comando e Estado-Maior no Exercício ORION 2016.
- Posto Comando
- Pandur
- Posto de comando Brigada Intervenção
- Policia do Exercito
Neste CPX (Comand Post Exercise), o Comando da Brigada organizado por funções de combate, teve a possibilidade de treinar entre outros aspetos, os relacionados com os procedimentos inerentes ao Processo de Decisão Militar, Comando e Controlo de Operações Táticas, incluindo a projeção do Posto de Comando Tático, os fluxos de Informação assentes nos meios de C2 (Comando e Controlo), com a finalidade de articular todas valências de um Comando e Estado-maior de Brigada em Operações.
- Pandur
- Posto de Comando
- Cartografia do Exercito
O exercício foi realizado na zona da Figueira da Foz, onde foi montado um dos maiores postos de Comando alguma vez montados em Portugal. Envolveu também células de resposta em Vendas Novas e Santa Margarida. Estiveram empenhados 233 militares, cerca de 50 viaturas, das quais 5 Pandur CPV, versão de Posto de Comando. Participaram ainda 2 oficiais Augments do Exercito Espanhol.
- Pandur
- Posto Comando
- Comunicacoes
- Pandur
[shareaholic app=’share_buttons’ id=’7620669′]