A IDEX – International Defence Exhibition & Conference, é a maior Exposição Internacional de Defesa que se realiza no Médio Oriente e Norte da África. Ocorre bi-anualmente sob o patrocínio de Sua Alteza o Xeique Khalifa bin Zayed Al Nahyan, Presidente dos Emirados Árabes Unidos e Comandante Supremo das suas Forças Armadas, e é organizado pela IDEX LLC (uma empresa do Grupo de Empresas Nacionais de Abu Dhabi: ADNEC – Abu Dhabi National Exhibitions Company) em conjunto com o Quartel General das Forças Armadas dos Emirados Árabes Unidos.
Este ano de 2019, a IDEX comemorou o seu jubileu de prata, com a maior edição desde o seu início, em 1993. Durou cinco dias, de 17 a 21 de Fevereiro, e foi um evento de muito prestigio para a os seus organizadores. Foram exibidas as mais recente linhas de produtos de defesa e soluções tecnológicas e foram assinadas várias parcerias estratégicas com empresas regionais e internacionais durante o evento de modo a melhorar os eventos futuros.
Alguns dos principais destaques foram dados às empresas locais, a Emirates Defense Industries Company (EDIC), onde incluíram o lançamento do Veículo Blindado Multi-Role Armoured Vehicle AJBAN 447A da NIMR. Outros lançamentos importantes incluíram um sistema de orientação de alta precisão para as bombas MK84, o Sejeel da Barij Dynamics e uma munição de 40 mm de alta velocidade da Barij Munitions.
A nível Internacional, participaram quase todos os gigantes da Defesa Mundial, com a exposição de fabricantes de armas ligeiras até às grandes viaturas militares. No que diz respeito a Portugal, estava presente toda a linha de armas ligeiras da FN Herstal assim como os Blindados ligeiros de rodas URO Vamtac do fabricante Urovesa. Podémos assim observar em primeira mão alguns dos mais recentes equipamentos que o Exército Português adquiriu recententemente através de concursos na NSPA (NATO Support and Procurement Agency).
Uma das grandes vantagens desta feira se realizar no Médio Oriente é que tanto as empresas do bloco Ocidental, como do bloco Oriental estão presentes, permitindo assim, a quem interessado, conhecer muitos dos equipamentos Russos e Chineses que equipam forças armadas ou grupos armados que estão neste momento em conflito com as nossas Forças armados ou os nossos aliados.
O centro de exposições contou com 1100 expositores, o que incluíu fabricantes locais e internacionais da industria da defesa e segurança, que ocuparam mais de 35.000 m² de espaço nas 12 salas de exposição da IDEX e no átrio exterior. Diariamente, a feira foi complementada com exibições ao vivo de equipamentos e das suas capacidades por parte de algumas marcas, assim como, de Forças Militares estacionadas na região.
Ao fim de 5 dias, compareceram mais de 124 370 visitantes, 1.213 representantes da comunicação social de 42 Países, e foram assinados, só na IDEX 2019, contratos de mais de 4 Biliões de Euro. Em que cerca de 65% dos negócios foram concedidos a empresas internacionais e 35% dos negócios concedidos a empresas dos Emirados Árabes Unidos.