Substituição da G3 – Exército Português escolhe nova Espingarda de Assalto – FN SCAR-L em 5,56x45mm

Substituição da G3 - Rangers Special Forces FN SCAR-L ou FN SCAR MK16 New assault rifle for the Portuguese Army

O Exército Português, os seus grupos de trabalho para a aquisição de armamento ligeiro e, as Forças Armadas em geral, estão hoje de Parabéns. Após décadas de atraso a usar uma espingarda automática inadecuada para a função de arma de assalto, Portugal finalizou o processo de aquisição da sua nova Espingarda de Assalto e em breve começará a ser re-equipado. Finalmente a G3 vai ser substituída.

A nossa revista teve acesso a algumas fotografias exclusivas da FN SCAR-L e FN SCAR-H que compartilhamos aqui em primeira mão com os nossos leitores.

A arma escolhido, fabricada pelo gigante da defesa FN Herstal, é a SCAR L em calibre 5,56x45mm. Esta é uma das melhores espingardas de assalto da actualidade, se não mesmo a melhor. Com uso extenso pelo Exército Belga, Norte Americano, Francês, Esloveno e Lituano, assim como inúmeras Forças Especiais Políciais de outras nações, esta é uma arma extremamente moderna, com tudo o que é requerido de uma arma para umas Forças Armadas bem equipadas e preparadas para combate de alta intensidade, e que apresenta uma fiabilidade e ergonomia adequada aos rigores do campo de batalha.

A escolha da nova espingarda de assalto vai influenciar muito positivamente a performance do Exército Português em combate. Isto porque não só estamos a re-equipar com um novo calibre (5,56x45mm) que permite aumentar em muito a probabilidade de impactos no inimigo (aquilo que no estrangeiro se chama de Hit Probability) em relação ao antigo calibre (7,62x51mm) que não consente grandes cadências e demora demasiado tempo a re-enquadrar a arma no alvo, como porque esta arma em especifico tem um sistema de amortecimento de recuo que permite ao militar não perder o alvo do seu enquadramento, mesmo em rajadas de fogo automático.

A substituição da Espingarda Automática G3 deverá começar já este ano de 2019, sendo que a Brigada de Reação Rápida terá a prioridade. Força de Operações Especiais, Comandos e Paraquedistas serão das primeiras unidades a receber a SCAR de modo a poder emprega-la nos teatros de operações onde estão empenhados.

Em complemento às espingardas de assalto, o Exército Português irá receber também algumas armas para atirador especial, que em em Inglês são conhecidas como Designated MArksman Rifle – DMR. A arma escolhida também é da FN Herstal, é a SCAR H em calibre 7,62x51mm. Esta é sem duvida, até ao momento, a melhor arma nesta categoria, deixando os rivais a anos de luz em fiabilidade, controlabilidade e peso.

Se quiser saber mais informação sobre a substituição da G3, e sobre o novo armamento ligeiro do Exército Português, faça o Download GRÁTIS da edição nº27 da nossa revista:

Revista Warrior(s) nº27 – FN Herstal no Exército

Nº27 » Substituição do armamento ligeiro do Exército Português

 

Faça o Download GRÁTIS da edição nº27 da nossa revista:

Revista Warrior(s) nº27 – FN Herstal no Exército

O Exército Português, os seus grupos de trabalho para a aquisição de armamento ligeiro, as Forças Armadas e o Ministério da Defesa estão de Parabéns. Após décadas de atraso a usar uma espingarda automática inadecuada para a função de arma de assalto, Portugal finalizou o processo de aquisição do armamento ligeiro e em especial da sua nova espingarda de assalto, a FN SCAR-L 5,56x45mm. A substituição da Espingarda Automática G3 deverá começar já este ano de 2019, sendo que a Brigada de Reação Rápida terá a prioridade. Força de Operações Especiais, Comandos e Paraquedistas serão das primeiras unidades a receber a SCAR de modo a poder emprega-la nos teatros de operações onde estão empenhados. Compartilhamos aqui em primeira mão com os nossos leitores um artigo que fala desse mesmo processo de aquisição, das escolhas tecnicas e tacticas do Exército, e em especial do novo armamento.

[shareaholic app=’share_buttons’ id=’7620669′]

 

Comandos – Aprontamento da 5ª FND Republica Centro Africana

Commando Comando Kommando

Decorrente dos compromissos internacionais assumidos por Portugal, o Exército aprontou a 5ª Força Nacional Destacada (FND) para ser empregue na República Centro Africana (RCA). Hoje, dia 8 de Fevereiro de 2019, no Regimento de Comandos, na Serra da Carregueira, decorreu a entrega do estandarte à 5ª Força Nacionao Destacada para a RCA, símbolo da Pátria, que acompanhará os militares durante a sua missão naquele Teatro de Operações.

A 5ª FND é constituída por 180 militares, na sua maioria do Regimento de Comandos, mas incluí militares de outras unidades, como os militares que operam as Viaturas PANDUR II 8×8 da Brigada de Intervenção, e elementos do TACP (Tactical Air Contro Party) da Força Aérea Portuguesa que desempenharão a função de JTAC (Joint Terminal Attack Controller). A Força será empregue a partir de Março como Força de Reação Rápida (Quick Reaction Force – QRF) da MINUSCA (United Nations Multidimensional Integrated Stabilization Mission in the Central African Republic). Esta força ficará aquartelada em Bangui, capital da Republica Centro Afriana (RCA), no aquartelamento Francês com o nome de M´Poko.

Tivemos o enorme prazer de acompanhar mais um aprontamento de uma Força Militar Portuguesa que irá cumprir uma missão no Estrangeiro. É com muito orgulho que acompanhamos e presenciamos o treino destes deste militares, tão importante importante para a missão que irão cumprir. Podemos constatar grande camaradagem, um grande ambiente de entreajuda e troca de conhecimentos, treino rigoroso e dirigido para o género de ameaças que poderão aparecer, e claro, a disciplina exigida a uma força militar que vai representar Portugal numa missão muito importante para as Nações Unidas.

Durante o aprontamento a Força preparou-se ao nível técnico, físico e psicologico, dotando os militares com as competências técnico profissionais necessárias ao cabal desempenho das suas tarefas. Pretendeu-se que a força fosse dotada com os recursos humanos e materiais necessários à sua organização de acordo com as Estruturas Orgânicas de Pessoal e Material Aprovadas, executando o aprontamento administrativo-logístico de forma célere e eficiente de forma a permitir, com os equipamentos adequados à missão, a realização completa do programa de formação e treino das tarefas a realizar no teatro de operações, acautelando a segurança e proteção da força, bem como as relacionadas com a sua sustentação.

Queremos deixar aqui o desejo uma missão cheia de sucesso e glória. A sorte protege os audazes. Até breve…