No passado dia 16 de Setembro de 2019, o Exército Português apresentou a sua nova familia de armas ligeiras. Estas arnas são fabricadas pelo gigante da defesa, a FN Herstal e o Exército passará a ter ao seu dispor a Espingarda de assalto FN SCAR L (5,56x45mm), o Lança Granadas FN40 (40x46mm), as metralhadoras ligeiras e media (5,56x45mm e 7,62x51mm respectivamente) e a espingarda de atirador especial SCAR-H (7,62x51mm).
Nas imagens de Video podémos presenciar uma demonstração efectuada por uma Task Unit da Força de Operacções Especiais do Exército Português onde fica evidente o aumento do poder de fogo das unidades de manobra do Exército em relação aos sistemas anteriormente usados.
Não só a nova arma vem dar mais capacidades ao Exército, mas ao ser complementada com uma metralhadora ligeira, no mesmo calibre e que inclusive poderá usar os mesmo carregadores, toda a capacidade das pequenas unidades é incrementada. Também o lança granadas de 40mm trará uma capacidade melhorada, uma vez que é muito leve e de facil utilização, pode ser usado acoplado à nova arma ou como arma autónoma.
O ministro da Defesa, referiu no seu discurso: “A substituição do armamento ligeiro do Exército representa o culminar de um processo longo, ha muito esperado, e é de toda a justiça que se sublinhe o compromisso inabalável que o Governo manteve com este projecto e o trabalho de todos envolvidos.” e também, ” Estamos, portanto, hoje a assinalar um importante passo tanto no reequipamento, como na modernização do Exército – dois objectivos que considero de absoluto interesse nacional.”
O Exército passa agora a estar equipado pelo maior fabricante de armas ligeiras mundial, com uma das melhores, se não a melhor, espingarda de assalto da actulidade, e com um grupo de armas que complementam essa capacidade e que irão dar ao Exército um poder de fogo sem precedentes na sua História.