O Exército Português, os seus grupos de trabalho para a aquisição de armamento ligeiro e, as Forças Armadas em geral, estão hoje de Parabéns. Após décadas de atraso a usar uma espingarda automática inadecuada para a função de arma de assalto, Portugal finalizou o processo de aquisição da sua nova Espingarda de Assalto e em breve começará a ser re-equipado. Finalmente a G3 vai ser substituída.
A nossa revista teve acesso a algumas fotografias exclusivas da FN SCAR-L e FN SCAR-H que compartilhamos aqui em primeira mão com os nossos leitores.
A arma escolhido, fabricada pelo gigante da defesa FN Herstal, é a SCAR L em calibre 5,56x45mm. Esta é uma das melhores espingardas de assalto da actualidade, se não mesmo a melhor. Com uso extenso pelo Exército Belga, Norte Americano, Francês, Esloveno e Lituano, assim como inúmeras Forças Especiais Políciais de outras nações, esta é uma arma extremamente moderna, com tudo o que é requerido de uma arma para umas Forças Armadas bem equipadas e preparadas para combate de alta intensidade, e que apresenta uma fiabilidade e ergonomia adequada aos rigores do campo de batalha.
A escolha da nova espingarda de assalto vai influenciar muito positivamente a performance do Exército Português em combate. Isto porque não só estamos a re-equipar com um novo calibre (5,56x45mm) que permite aumentar em muito a probabilidade de impactos no inimigo (aquilo que no estrangeiro se chama de Hit Probability) em relação ao antigo calibre (7,62x51mm) que não consente grandes cadências e demora demasiado tempo a re-enquadrar a arma no alvo, como porque esta arma em especifico tem um sistema de amortecimento de recuo que permite ao militar não perder o alvo do seu enquadramento, mesmo em rajadas de fogo automático.
A substituição da Espingarda Automática G3 deverá começar já este ano de 2019, sendo que a Brigada de Reação Rápida terá a prioridade. Força de Operações Especiais, Comandos e Paraquedistas serão das primeiras unidades a receber a SCAR de modo a poder emprega-la nos teatros de operações onde estão empenhados.
Em complemento às espingardas de assalto, o Exército Português irá receber também algumas armas para atirador especial, que em em Inglês são conhecidas como Designated MArksman Rifle – DMR. A arma escolhida também é da FN Herstal, é a SCAR H em calibre 7,62x51mm. Esta é sem duvida, até ao momento, a melhor arma nesta categoria, deixando os rivais a anos de luz em fiabilidade, controlabilidade e peso.
Se quiser saber mais informação sobre a substituição da G3, e sobre o novo armamento ligeiro do Exército Português, faça o Download GRÁTIS da edição nº27 da nossa revista: